Busca no site

Resultado busca

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cais do Porto...

As vezes eu sinto falta do contato direto com o Guaíba. Fui criado na Assunção, bairro lindo, arborizado, e com contato direto com o "rio" (por motivos afetivos). Agora sempre no Centro, sentia falta de passear perto da água (não pelas matas mais ao sul do gasômetro, mas pelo cais do porto.
Sempre que havia evento no cais do porto eu estava lá, nem tanto pelo evento, mas por poder ficar a beira do cais. E sofri, por nunca poder chegar na beira da água, sempre com um cercado, cerca, impedimento. Me senti criança em cercadinho. Entendo a preocupação dos organizadores de eventos ou da Prefeitura (não sei quem exige isto), e acho necessário mesmo que hajam impedimentos para que acidentes não aconteçam. Mas que a vontade sempre fica, isso é inegável.
Pois grato fiquei ao passear pelo cais do porto semana passada, onde as obras da Alfândega me levaram em direção ao cais, e entrando de fininho (até hoje eu não sei quando e até onde visitantes podem entrar), entrei. E entrando, reparo que as luminárias públicas que colocaram lá são as mesmas que estão instalando no caminho para Praça da Alfândega, como se fossem o fim de um corredor no cais. Melhor ainda foi o acesso liberado a água (não, não me molhei!), e os anteparos, que são bonitos, estão bem posicionados (garantindo segurança) e ao mesmo tempo, permitem sentar e tomar um chimarrão acompanhando o rio em seu movimento.
Detalhe para os navios atracando e as gruas (é isso mesmo?) amarelas ao fundo.
Muito bom.


Um comentário: