Busca no site

Resultado busca

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

1° DESAFIO INTERMODAL DE PORTO ALEGRE

Não conhecia esse Desafio Intermodal, e não achei material sobre ele na internet, mas achei interessante a proposta desse vídeo, que faz um trajeto determinado, em horário determinado, com diversos veículos, entre eles bicicleta, carro, patins, cavalo e até cadeira de rodas (esse é fera). O trajeto começa no Mercado Público e termina no final da redenção, lá na José Bonifácio (sim, para mim a redenção termina ali). Detalhe, é no horário do rush 18:00 horas, Mercado Público!
O interessante é perceber que as pessoas se locomovem de diversas formas pela cidade (principalmente pelo centro), e que esse traslado não é necessariamente em veículos automotores. Nenhuma das modalidades me surpreendeu (só não vi ainda caiaque no Dilúvio). Mas a ordem de chegada faz pensar, será que os carros, motos e afins tem que ser tão priorizados em determinadas áreas da cidade?
Eu possuo um carro, preciso dele para determinados percursos, mas com certeza me locomoveria mais de bicicleta se tivesse onde deixa-la com segurança. Que adianta sair de casa de bicicleta e não ter onde deixar; vai ao banco, vai ao shopping, vai entrar em prédio comercial, e deixar a bicicleta onde? Passo correntinha nela e torço para estar lá quando eu voltar? Só depenada quem sabe? Já pensei em arranjar uma bem "chinelinha", mas acho que nem assim ia conseguir voltar com ela para casa se estacionasse em frente ao trabalho. Acha que faria diferença acorrentada?
Rotas específicas com prioridade para veículos alternativos (estou sendo generoso), e bicicletários públicos ou privados (quem me dera!), teriam um impacto curioso na circulação de pessoas e na estética do centro.
Quem sabe o negócio do futuro é ser dono de bicicletário?

Veja o vídeo e faça sua aposta.

Um comentário:

  1. Vários bicicletários espalhados por Porto Alegre seriam bem úteis, mas mais do que isso, uma ciclovia, só para poder passear... Adoro essa ideia de poder andar de bicicleta com segurança, uma ciclovia que funcione é muito difícil. Tem o "caminho dos parques", mas além de só funcionar nos domingos e feriados, ninguém respeita... Dá vontade de ligar pra EPTC e pedir pra guinchar todo mundo!!!! Para aqueles mais indignados: fone 118.

    ResponderExcluir