Busca no site

Resultado busca

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fim dos caminhões no Centro Histórico?

Segundo notícia do site G1, até o final do ano deve ser proibida a circulação de caminhões de grande porte na área central de Porto Alegre, durante determinados horários. Segundo o site, "o objetivo da medida é facilitar a circulação e manter bons níveis de fluidez no tráfego, com menos poluição e conflitos". http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/caminhoes-grandes-devem-ser-proibidos-no-centro-de-porto-alegre.html
Curioso, fui no site da EPTC, onde encontrei praticamente o mesmo texto, mas com os horários da proibição: segunda à sexta-feira das 7:00h as 20:00h. Veja bem, durante a semana!
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_noticia=131278
Acho toda boa intenção válida, mas quando ela se torna palpável... Vou explicar: a algum tempo eu ouço na madrugada um caminhão que recolhe aquelas caçambas de entulho, retirando ou colocando as mesmas em uma rua vizinha. Sempre a mesma coisa, vem acelerando (está com pressa), freia, piui, piui, piui (dando ré), mais piui, piui, piui (não acertou a caçamba de primeira), plim, plim, plim (pega as correntes), vrummmm (acelera o motor para levantar a caçamba), blam, blam, blam (caçamba batendo na carroceria do caminhão) e finalmente o motor acelerando para ir embora. Sentiu o drama?
Agora imagina que horas vai passar o tráfego pesado do centro, se não pode ser durante o dia?
O argumento de Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC: “Esta é a tendência das grandes capitais, substituir os caminhões maiores pelos de menor porte, em razão dos impactos ambientais, como poluição, barulho, trepidações, deterioração do pavimento e obstrução visual, além da perturbação do tráfego, em razão de manobras lentas, raios de giro restritos e remoção difícil em casos de acidentes. A implantação do projeto acontece após uma série de reuniões com as entidades representativas dos transportadores de cargas e comércio em geral”
Eu pergunto, se eles podem passar à noite, eles vão comprar caminhões menores e maravilhosos? Eu acho que nos só vamos passar a poluição, o barulho, trepidações, deterioração do pavimento e obstrução visual para o período de sono dos moradores.
Aliás, esses foram consultados? A implantação do projeto ocorre após várias reuniões com entidades representativas dos transportadores e do comércio. E nós moradores, fomos consultados? Estamos representados? Desculpem se isso aconteceu, eu não fiquei sabendo.

3 comentários:

  1. Obviamente que não. Por isso é que vivemos em uma droga chamada democracia. Nós elegemos essas criaturas e elas fazem o que querem, pois, afinal de contas, foram eleitos para nos representar, então por que nos consultar? Ficou confuso, né?

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser negativo Alte, tem que ter fé! O primeiro passo é a informação. Apenas fiquei surpreso com o argumento do representante da EPTC. Se procuraram os transportadores e o comércio, não seria justo procurar também os moradores? Não somos considerados só no discurso ou nôs esqueceram em todo processo de decisão?

    ResponderExcluir
  3. Homem, povo não foi feito para ser consultado. Foi feito para pagar impostos e votar nos fdp que nos "representam". Isso significa democracia. Além disso, esse negócio de fé de mais ou fé de menos me chera muito mal.

    ResponderExcluir