Busca no site

Resultado busca

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sou só eu que reparo nisso?

Alguém já percebeu a semelhança entre o prédio número 891 da Andradas e o 708 da Sete de Setembro? Já que eu andei comentando que haveria uma reforma no da Andradas, olha um comparativo dos dois:

..................Andradas, 891...................................Sete de Setembro, 708..................

Eu acho incrível essa combinação de azulejos azuis e amarelos na fachada de ambos, e fico curioso para saber qual a origem destes prédios, principalmente para entender se a semelhança é devida a um estilo característico, da época da construção, ou se foram construídos pelo mesmo proprietário, que concebeu esse desenho.
A semelhança mais marcante para mim, além das cores e estrutura, é a simetria de números (três janelas, quatro colunas nos parapeitos, e até a sequência de três azulejos amarelos dentro de cada coluna). Posso até apostar que o prédio da Andradas teve sua fachada original alterada, sendo que as portas deviam ser em uma sequência de três, sendo a central maior, todas com arcos de vidro no topo (seriam claraboias de uma época em que iluminação natural era uma necessidade?).
Seria ótimo ver uma planta original desses prédios, ou mesmo fotografias do interior.

3 comentários:

  1. É o estilo português. Olha em http://www.imagensviagens.com/br5_saoluis.htm
    onde mostra uma foto da rua Portugal.

    ResponderExcluir
  2. http://www.museu-emigrantes.org/Pormenores.htm

    ResponderExcluir
  3. http://wapedia.mobi/pt/Arquitetura_de_Porto_Alegre

    ResponderExcluir